terça-feira, 15 de junho de 2010

Curiosidades sobre as focas...


O nome "foca" designa os animais das famílias dos otarídeos, odobenídeos e focídeos, em que se subdivide a subordem dos pinípedes.

Enquanto a maioria dos zoólogos inclua os pinípedes na ordem dos carnívoros, autores modernos preferem considerá-los uma ordem autônoma da classe dos mamíferos.

A foca diferencia-se do lobo ou leão-marinho, um otarídeo, por não ter orelhas e pelos membros posteriores voltados para trás. Por isso não anda em terra firme e tem de deslocar-se aos empurrões e em pequenos saltos. Difere da morsa (única espécie da família dos odobenídeos) pelo aspecto menos pesado e por não possuir os caninos proeminentes.



A foca tem corpo em forma de fuso, e a cabeça arredondada. O pescoço é curto e os orifícios nasais podem fechar-se à vontade. Ao longo da evolução da espécie, os membros se transformaram em nadadeiras: as anteriores estão dispostas em posição normal, semelhante às de outros mamíferos, mas as posteriores se projetam na mesma direção do corpo. A dentição é semelhante à dos carnívoros e a alimentação inclui basicamente peixes e crustáceos. Dispõe de uma cobertura de pêlo denso e duro e apresenta no focinho barba e longos bigodes, que desempenham função sensorial. O volume de sangue circulante no corpo da foca é bem maior do que nos outros mamíferos em relação ao peso corporal; assim, muito oxigênio pode ser armazenado durante os mergulhos. Além disso, o aparelho circulatório tem dispositivos especiais para manter o fluxo de sangue no cérebro e diminuir nas vísceras; o ritmo cardíaco baixa consideravelmente e a tolerância ao gás carbônico é muito grande, o que evita o perigo de afogamento.

Conforme a espécie, a foca pode ter de um a seis metros de comprimento. Excelente nadadora e mergulhadora, a foca alcança profundidades superiores a 200m, com períodos de imersão de mais de meia hora.



Algumas focas realizam regulares e extensas migrações, em rebanhos mais ou menos numerosos. Muitas espécies são gregárias e formam grupos de tamanho variável. Na época da reprodução, podem-se observar rebanhos de foca cinzenta de até 600 indivíduos. O período de gestação dura, em média, 11 meses.


A foca comum (Phoca vitulina), freqüente nas costas do Atlântico norte, tem cor cinza-pardacenta ou castanha na parte superior, salpicada de manchas escuras, e esbranquiçada no ventre. Durante a maior parte do ano, forma grupos em que se encontram indivíduos de ambos os sexos.

A foca da Groenlândia (Phoca groenlandica) habita as costas árticas e captura crustáceos, moluscos e peixes. Também do Ártico é a foca de anéis (Phoca hispida), de cor escura e manchas anelares amareladas, e a foca barbuda (Erignathus barbatus), de cor cinza-azulada e hábitos solitários.

Na Antártica destacam-se a foca de Ross (Ommatophoca rossi), de cor esverdeada, e a foca de Weddell (Leptonychotes weddelli), cuja pelagem é cinzenta com abundantes manchas claras e escuras.


Seus predadores naturais são principalmente os tubarões, as orcas, ursos polares e o maior deles... O ser humano... Se é que podemos encontrar algo de "humano" nessa afirmação.

Imagens do ataque de um "tubarão branco" contra uma indefesa foca

Durante muito tempo, as focas e as baleias, constituíram uma das principais fontes de subsistência de de comércio dos esquimós, que delas aproveitam a pele, a gordura e a carne. Isso em muito contribuiu para a ameaça de extinção desses animais.

Atualmente essa cultura está mudando a passos lentos. Em alguns países mesmo com severas leis de prteção à esses animais, a caça ainda é evidente e mesmo permitida em outros como o Canadá. Mais uma vez o "homem" no topo da cadeia alimentar.

Imagem da covardia e da estupidez do maior predador da Terra

Fonte - National Geographic Wild life

5 comentários:

  1. Deplorável essa última imagem desse monstro matando covardemente a foca.Depois ficamos com pena quando acontece um tsuname.

    ResponderExcluir
  2. Quando vejo imagens como essa,me envergonho de pertencer a "raça humana",é repugnante,revoltante.E me pergunto:Como o ser humano pode ser dotado de tanta crueldade e covardia?A vida tem um valor unico e impagavel,seja de uma formiga,ou de uma pessoa..

    ResponderExcluir
  3. Essas pessoas deveriam ser presas para sempre devido a falta de respeito com a natureza, quando olho para essas imagens começo a fazer planos para construir uma campanha para salvar focas baleias entre outros animais, isso me deixa revoltado pessoas desse tipo devem ser punidas. Já fiz dezenas de campanhas de salvamento de animais na minha cidade de Ilhes quase toda população esta salvando esses pequenos animais fofos e inofensivos.

    ResponderExcluir
  4. eu ajei muito legal tirei varias duvidas
    que eu tinha sobre isso eu em tam tive como fazer o meu trabalho e tirei nota maxima
    e foi de mais...

    QUE LEGAL !!! !!! !!! !!! !!! !!! !!! !!! !!!

    ResponderExcluir
  5. Terrível e revoltante!
    Como pode alguém pensar que aquele bichinho indefeso não sente dor? Isso não é ser humano, é monstro mesmo.

    ResponderExcluir